Todos nós queremos uma alimentação saudável, mas que ao mesmo tempo seja saborosa e agradável ao nosso paladar. Por isso, temos uma notícia boa que muitas vezes perdemos a oportunidade de experimentar: a natureza nos oferece diversos temperos naturais, com inúmeros aromas e sabores para agradar a todos os gostos.
Além de saborosos, esses temperos fazem bem à saúde e podem substituir o uso exagerado de sal, que apesar de realçar o sabor da comida, faz mal para o organismo. Os temperos industrializados então, nem se fala, além de cheios de sal, ainda contêm conservantes e glúten, também maléficos para nossa saúde.
Mas então com o que vou temperar minha comida?
Vamos apresentar aqui diversas opções de temperos in natura, algumas já bastante utilizadas na mesa dos brasileiros, outras pouco conhecidas para essa finalidade.
Sálvia
A sálvia é um poderoso anti-inflamatório que ajuda na regulação da menstruação, elimina catarros, previne a bronquite e a gengivite e auxilia até na eliminação da caspa. Para temperos, ela vai muito bem com carnes de porco, pato, peru ou frango, além de ovos, queijos e legumes.
Manjericão
O manjericão já é mais conhecido na culinária, principalmente em pratos tipicamente italianos. Vai bem tanto em pratos doces quanto salgados, mas sua combinação perfeita é em pratos que levem tomate, azeite, carne vermelha, massa ou queijo. Ele é antibacteriano e protege contra dor de garganta, cólica, insônia e até mesmo ansiedade.
Tomilho
O tomilho é um tempero elegante e acompanha muito bem carnes brancas, principalmente de frango. Com ele também pode ser feito óleos e molhos. Sua principal função medicinal é combater a bronquite, a tosse e aliviar infecções na boca e no ouvido.
Alecrim
O alecrim tem propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas. Então, entre seus benefícios estão o melhoramento da digestão, o combate da depressão, ansiedade e estresse, além de sua ação antioxidante, que melhora o sistema imunológico como um todo. Em temperos, o alecrim é muito recomendado em pães do tipo focaccia e tortas, além de acompanhar cozidos mais longos e carnes, como salmão, porco e frango.
Orégano
O queridinho da mesa brasileira já é muito conhecido e utilizado, mas muitas vezes quando misturado com tomate acaba deixando toda refeição com gosto de pizza. Para mudar essa percepção, tente experimentá-lo com legumes e vegetais cozidos, além de usar em molhos brancos. Já se tratando de ações medicinais, o orégano é anti-inflamatório e antifúngico, combatendo tanto doenças inflamatórias quanto fúngicas como a micose, por exemplo.
Pimenta
Rica em vitaminas A, C e E, ela auxilia o sistema imunológico, previne doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson e diminui a quantidade de colesterol ruim no sangue, sendo benéfica para o coração. Em receitas, ela pode ser usada tanto em doces quanto em pratos salgados e já é muito utilizada em pratos típicos nordestinos, mas pode ser explorada a vontade em carnes, massas e molhos.
Pimentão
O pimentão previne a anemia por contar com bastante ferro em sua composição, é rico em vitamina C, melhora a saúde dos olhos e previne até mesmo contra o câncer. Para temperos ele é super indicado para pessoas que não gostam da ardência da pimenta, já que o pimentão tem um sabor mais suave, mas também muito saboroso. Experimente um arroz temperado com pimentão, não tem erro!
Cebola
A cebola é ótima para a saúde do coração, contém propriedades que fortalecem a estrutura óssea do nosso corpo, previne a diabetes e controla o nível de glicose no nosso organismo e ainda previne e combate doenças infecciosas, como a gripe. Em temperos ela pode ser usada crua, cozida, frita ou assada e combina com carnes vermelhas, molhos, ovos e massas em geral.
Gengibre
Gengibre para temperar? Algumas pessoas acharão estranho essa finalidade do gengibre, tão utilizado em chás e bebidas alcoólicas. Mas sim, o gengibre é um ótimo tempero muito usado na cozinha asiática, principalmente na japonesa. Para temperar, o mais recomendado é o gengibre moído e vai muito bem com carnes vermelhas e brancas, molhos e em massas de pães, tortas e biscoitos.
Folhas de Louro
O louro também é mais conhecido na culinária brasileira, mas poucos sabem quais são suas propriedades medicinais. Ele ajuda a aliviar cólicas e dores musculares, previne gripes e resfriados, é rico em ácido fólico e faz bem para os olhos, cabelo e pele. Muitas pessoas costumam usar as folhas de louro para temperar feijão e fica uma delícia, mas elas também podem ser usadas em sopas e carnes vermelhas, além de frango e peixe. Mas lembre-se de tirar as folhas antes de servir a receita porque elas são meio amargas e não costumam agradar ao paladar.
E aí, gostou das sugestões? Parece que a sua refeição vai ficar ainda mais saborosa e saudável. E você já sabe onde encontrar os melhores produtos naturais, certo? É claro que aqui na Bertolin!
Deixe uma resposta