Fruto? Sim, Jiló é um fruto! Apesar de pertencer à mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é fruto e não um legume como a maioria das pessoas imaginam. O gosto tem um sabor amargo e causa cara feia só de imaginar, mas vale a pena colocá-lo no seu cardápio. Faz bem ao coração, ao fígado e também auxilia na perda de peso.
O Jiló possui carboidratos, proteínas e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É concentrado em vitaminas A e vitamina B5. A vitamina C contida no fruto é perdida quase totalmente na etapa do cozimento.
Conhecido mais por ajudar no combate ao colesterol e à halitose, o Jiló tem coloração verde e um formato oval, alongado ou quase esférico conforme a variedade. Ele contém compostos bioquímicos denominados flavonóides, antioxidantes que protegem as artérias, impedindo que o colesterol ruim aja no organismo; ou seja, o Jiló é o melhor amigo do seu coração.
Para você que pretende perder peso, o Jiló é um ótimo aliado também. Possui calorias super baixas (cerca de 40 em cada 100 gramas) e dá bastante saciedade por conta da grande quantidade de água em sua composição.
Segundo estudos feitos por uma universidade em Tocantins, o fruto é eficiente no combate a halitose, pois o sabor amargo estimula a salivação e tem ação bactericida, auxiliando na limpeza da boca e proporcionando um hálito saudável; sem mau hálito e infecções bucais.
Além de tudo isso, o Jiló colabora para o tratamento de anemia por falta de ferro e alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais que estão relacionados.
Apesar de ser muito benéfico à saúde, o Jiló não faz milagres. Então, não coma esporadicamente achando que vai perceber alguma coisa diferente. Você tem que realmente incorporá-lo à sua dieta e comer pelo menos uma vez na semana, salvo exceções.
E quais seriam essas exceções? Se você possui um índice muito elevado de ferro no organismo e não consegue absorvê-lo facilmente, é bom não ingerir em excesso o Jiló, pois pode causar efeito contrário e alguns sintomas desagradáveis.
Como consumir o Jiló
A dica mais essencial para uma boa saúde e alimentação equilibrada é ter uma variedade de alimentos incluídos na dieta. O seu prato deve ser sempre colorido, assim garante diversidade nas refeições.
O Jiló já vai garantir o seu verdinho no prato em pelo menos um dia na semana! Um truque legal para tirar o amargor do alimento, caso você tenha muita repulsa, é deixá-lo de molho em um pouco de água salgada por 15 minutos. Depois é só escorrer, enxugar um pouquinho com papel toalha e consumir da forma que desejar, na salada, frito, refogado ou cozido.
Para quem pretende emagrecer, uma alternativa muito legal é fazer um chá Jiló com Abacaxi. Além de estar ingerindo líquido, estará consumindo o fruto.
Mas o pulo do gato é preparar uma farinha de Jiló. Isso mesmo! Você pode triturar ele e fazer uma bela farofa para consumi-lo sem dor. Minimiza o sabor amargo e pode ser associado à outros alimentos.
E lembre-se que, o sabor amargo é benéfico à saúde bucal como vimos acima, então pode apenas minimizá-lo nesses processos citados.
Você pode encontrar o Jiló e outros alimentos direto na nossa loja virtual. Entre em contato conosco.
Deixe uma resposta