Muitos alimentos são benéficos à saúde, pois são ricos em vários nutrientes. Esses alimentos são principalmente, frutas, verduras e legumes, que podem ajudar no processo fisiológico, acelerar o metabolismo e prevenir ou até tratar algumas doenças, reduzindo os riscos de doenças crônicas, como câncer e diabetes.
Já os medicamentos são um produtos farmacêuticos que têm como objetivo profilática, curativa, paliativa ou para diagnóstico. Para muitas doenças, só os medicamentos são suficientes para tratar, mas manter uma boa alimentação ajuda no aceleramento do recurso.
Todas as pessoas já usaram algum medicamento, eles são de fácil acesso e importantes para tratar a saúde. Porém, é possível trocar aqueles medicamentos que não são necessários diariamente por alguns alimentos. Mas não se esqueça, queremos cuidar da saúde, então nada de parar de usar remédios. Sempre converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão.
Cada alimento, utilizados da forma correta, pode ajudar em alguns problemas de saúde. Troque a farmácia pela feira. Entenda qual alimento serve para qual doença:
Betacaroteno
É um carotenoide, ou seja, um pigmento presente em diversos alimentos. Diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade e promove brilho para a pele e cabelo. Este nutriente se converte em vitamina A ou age como antioxidante para proteger as células dos efeitos nocivos. De toda a vitamina A do corpo, cerca de 50% é da ingestão de betacaroteno.
Está presente nas cores mais vibrantes de frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura, da abóbora, do mamão, do damasco, o vermelho do caqui, o amarelo da manga e o verde do espinafre e da couve.
Fibras
São carboidratos polissacarídeos e se dividem em duas categorias: solúveis e insolúveis. As solúveis diminuem o colesterol, previnem doenças cardiovasculares, ajudam a eliminar obesidade, diminuem a absorção de glicose e protegem de câncer no intestino. As fibras insolúveis ajudam no bom funcionamento intestinal, previnem a constipação intestinal e o câncer colorretal.
As fibras estão presentes principalmente em cereais integrais. Para que tenha efeito é necessário consumir bastante água.
Flavonoides
São pigmentos das cores azul, azul avermelhado e violeta. Os benefícios são diminuir riscos de câncer e doenças cardiovasculares, atrasar o envelhecimento das células, tem ação anti-inflamatória, vasodilatadora e analgésica.
Os Flavonoides estão presentes nos sucos naturais, vinho tinto, cereais, sementes, chás, café, cerveja, mel e chocolate. Principalmente, cereja, maçã, uva, morango, romã, blueberry, framboesa, repolho roxo, alface roxa, alho, cebola, batata de casca avermelhada, batata doce roxa, brócolis, espinafre, couve, nozes, soja e linhaça.
Licopeno
É um elemento carotenóide, responsável pelo tom vermelho nos alimentos. Está relacionada à diminuição do risco de câncer de próstata, problemas cardiovasculares e controle da pressão arterial.
Está presente no tomate, melancia, beterraba, pimentão, goiaba vermelha, mamão papaya, goji berry e toranja.
Isoflavonas
São fitoestrógenos encontrada principalmente na soja e derivados. Semelhantes a estrutura com o hormônio estrogênio, presente em mulheres. Diminui o colesterol no sangue, riscos de doenças cardiovasculares e protege contra câncer nos ovários, mama e cólon.
É encontrada na soja de todas as formas, no leite e farinha extraída da planta, brotos de alfafa, semente de linhaça e uma boa fonte é na carne de soja.
Você sabia que alguns alimentos são eficaz para determinados problemas de saúde? Eles por si só ajudam a recuperação de doenças ou dores. Por exemplo, se comer o inhame duas ou três vezes na semana ele pode prevenir a dengue e acelera a recuperação de quem está com a doença.
Água com açúcar ajuda a diminuir dores de cabeça. Em caso de tosse, chá de agrião é excelente. Cebola crua é bom para dor de garganta. Além disso, a sardinha, um alimento barato e rico em ômega 3, com ação anti-inflamatória e ajuda a absorver nutrientes.
Os alimentos de tons alaranjados, como cenoura e abóbora, são ótimos para aliviar o estresse e problemas psicológicos.
A azeitona ajuda a combater problemas pulmonares. O coco pode prevenir a arteriosclerose. Melão ajuda a diminuir a cólica menstrual e a uva diminui a celulite.
Cuidados
Os sucos quando congelados por muito tempo perdem a ação da vitamina e os nutrientes. O ideal é consumir fresco para que as propriedade tenham ação eficaz.
O açúcar refinado pode produzir a perda de cálcio, magnésio e microminerais. Pode afetar o sistema imunológico e gerar doenças crônicas.
Conhece mais algum alimento natural que pode trazer benefícios à saúde? Conta pra gente.
Deixe uma resposta