O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro de uma célula no corpo de qualquer ser vivo, realizando a decomposição das células. O processo ocorre com a ajuda de enzimas através de produtos intermediários.
Essa reação está relacionada com três funções realizadas no corpo humano: a nutrição, a respiração e a síntese de moléculas estruturais.
O processo metabólico é dividido em dois grupos, o anabolismo, que é a reação de síntese, e o catabolismo, a reação de degradação.
Para manter uma boa alimentação e forma física, é necessário que o metabolismo funcione de maneira correta. Afinal, ele é importante para a função de nutrição do organismo. Não são apenas alimentos ou exercícios físicos que auxiliam a emagrecer ou nivelar o metabolismo, e sim a união das duas práticas.
A melhora do desempenho do metabolismo pode trazer sensação de saciedade, combater os líquidos e melhorar o funcionamento do intestino. Veja alguns alimentos que podem ajudar:
Café
Por ser rico em cafeína, o café é um dos alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, trazendo sensação de saciedade. É possível consumi-lo ao longo do dia, no café da manhã ou em lanches. É recomendado beber até 750 ml por dia, além disso, é ideal evitar em casos de gastrite, pressão alta ou insônia.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã normalmente é usado como tempero. Ajuda na digestão, aumenta a sensação de saciedade e combate a retenção de líquido. Além disso, é rico em antioxidantes que melhoram o funcionamento do organismo.
É recomendado consumir 1 a 2 colheres de chá diluídas em um copo de água por dia, ou utilizar para temperar carnes ou saladas.
Canela
A canela é uma especiaria que pode ser encontrada em pau ou pó, além de ser usada tanto em alimentos doces quanto salgados. A especiaria tem propriedades termogênicas, ou seja, aceleram o metabolismo.
Além disso, a canela consegue ajudar a reduzir a circunferência abdominal, diminuir a pressão arterial, controlar a glicemia e os triglicerídeos. A canela pode ser aplicada em chá, aumentando as ações termogênicas.
Chá verde
O chá verde é uma fonte moderada de cafeína, sendo uma ótima fonte de galato de epigalocatequina, um antioxidante que promove a queima da gordura na região abdominal. Além disso, tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido.
É recomendado tomar de 4 a 5 xícaras por dia, evitando o consumo com as refeições principais, pois atrapalha na absorção de minerais da comida, como o ferro, zinco e cálcio.
Pimenta
A pimenta possui ótimos antioxidantes que reduzem inflamações, protegendo as células de qualquer dano. As pimentas, como a dedo-de-moça, malagueta e jalapeño conseguem estimula o metabolismo a trabalhar melhor. As pimentas em pó costumam dar o mesmo efeito em relação ao metabolismo.
É recomendado consumir cerca de 3g de pimenta por dia, quanto mais ardida, maior o aceleramento do metabolismo.
Gengibre
Além de dar sabor aos pratos, pode ser servido como chá, aromatizar o ambiente e curar a garganta. O vegetal pode aumentar o metabolismo em até 20%, pois tem propriedades termogênicas que contribuem para a alta.
Além disso, o gengibre também contribui para diminuir a gordura do sangue, ótimo para pessoas com colesterol alto. Tem propriedade anti-inflamatórias, anticancerígenas e hipoglicêmicas, melhora a digestão e combate os gases intestinais.
Cúrcuma
Da mesma forma que o gengibre, a cúrcuma também é chamada de açafrão-da-terra, pois há propriedades funcionais. Rica em antioxidante, ela contribui para melhorar o metabolismo por completo.
A cúrcuma age nas células gordurosas, auxiliando a diminuir o colesterol. Além disso, contribui para queimar a gordura no organismo. Por ter antioxidantes e atividades anti-inflamatórias, consegue contribuir para manutenção do sistema hepático.
Legumes
As leguminosas, como lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e amendoim, são ricas em proteínas. Desta forma, o alto teor de proteína faz com que o corpo queime maior número de calorias.
Além disso, ajudam a manter o equilíbrio de fibra dietética, fazendo com que o corpo aumente as bactérias boas do intestino. Essas bactérias produzem ácido graxos de cadeia curta, que fazem com que o corpo use a gordura como energia.
O consumo desses alimentos é importante para o bom funcionamento do sistema digestivo. Isso porque, o metabolismo faz o processo de transferência dos alimentos até se tornarem energia para o corpo humano.
É importante sempre ter o acompanhamento médico para alteração da dieta, principalmente se o paciente tem problemas, como colesterol, diabetes ou alteração intestinal.
Acesse nosso site e veja quais alimentos que melhoram o metabolismo estão disponíveis pela Bertolin.
Deixe uma resposta